sábado, 27 de novembro de 2010

Como conciliar ótimos hotéis e excelentes preços!

1. Pesquise, pesquise, pesquise…

Sempre que pretendo viajar começo a pesquisar sobre a cidade, os hotéis e os restaurantes. As revistas de viagens são ótimas mas muitas vezes trazem apenas dicas de restaurantes visitados pelos  repórteres (da publicação)... afinal, jornalistas precisam comer, não é mesmo? Por isso mesmo, em geral eles falam sobre os lugares que conheceram e, quando muito, acrescentam alguma  informação que conseguem encaixar em sua apertada agenda de trabalho. Muitas vezes encontro “jóias” de hotéis que descobri através de uma revista de viagens mas, também sei de locais maravilhosos que são desconhecidos do grande público, seja pela falta de divulgação adequada ou porque simplesmente não enfatizam o mercado brasileiro. Da última vez que fui a Key West meus hotéis preferidos estavam com preços caríssimos, então... precisei achar um “novo” local favorito. Pesquisei em muitos sites em busca do lugar mais adequado ao meu orçamento e minhas necessidades. Nunca é demais aprofundar a pesquisa... Quanto mais buscamos informações mais familiarizados ficamos com os hotéis a ponto de conhecê-los quase como se já o tivéssemos visitado de fato! Mas... só para terminar minha história: acabei localizando um pequeno hotel charmosíssimo que era até melhor que a maioria dos que já conhecia. Este exemplo comprova como vale a pena pesquisar antes de reservar!


2. Não se contente com o que diz seu agente de viagens!

A-d-o-r-o todos os profissionais que atuam no ramo de viagens (rs rs rs... afinal, esta é minha área de trabalho!) Mas não ouça apenas uma pessoa.Busque outras opiniões ou, pelo menos, “pesquise” como já sugeri em uma das minhas dicas. A maioria dos agentes de viagens vende hotéis em todo o mundo e é muito difícil conhecer bem cada lugar. Muitas vezes o profissional conhece um conjunto de opções e procura se limitar a elas pois assim não há risco de que um cliente receba um mau serviço. É importante lembrar também que certos hotéis oferecem bônus e comissões mais altas pela quantidade de reservas. Portanto, se seu agente insistir em uma determinada oferta, não custa ter cuidado e ficar alerta!


3. Há diversas maneiras de reservar hotéis... Explore as diferentes possibilidades para obter os melhores preços!

Hoje em dia existem várias maneiras de fazer uma reserva de hotel, as tarifas variam dependendo do método. Geralmente a forma mais barata para o estabelecimento hoteleiro é a reserva direta, seja via telefone, email ou website booking. Antes de completar a reserva de outra maneira vale a pena se comunicar com o hotel ou pelo menos visitar o website dele. Se você conseguiu outro preço via agente ou um website que compila vários hoteis, repasse o preco para o hotel e pergunte o que eles podem fazer de especial ou de desconto se você reservar diretamente com eles. Todos os hotéis pagam comissões para meios indiretos de reserva, então, às vezes é mais conveniente para eles oferecer um melhor preço diretamente ao cliente. A comissão do agente é tipicamente 10% e dos websites gerais pode variar de 15 até 30%. Imagine quanto dinheiro isso significa para o hotel em uma estadia de 7 noites?

Os websites mais famosos nos Estados Unidos são Expedia/hotels.com, Orbitz e Travelocity. Eu também uso um que se chama Bookit, que é mais novo e tem umas promoções legais. Quando quero pesquisar preços, o primeiro website que vou é o da Expedia. Como é o maior de todos tem quase todos os hotéis americanos listados. Depois que encontro hotéis legais disponíveis parto em busca do melhor preço em todos os meios. Hotéis de cadeia são obrigados a colocar o mesmo valor em todos os meios de reserva, mas às vezes dá para achar diferente (além disso há descontos para vários tipos de afiliações). Há também  websites que se especializam em achar o melhor preço de todos os websites de reservas terceiras, mostrando todos os preços. O mais popular se chama Kayak. Existem ainda websites ou programas sóde preço. Eles são chamados de “opacos”, porque  você não vê o hotel que está reservando, só o preço, com garantia da área e da categoria. Esta é uma opção bem interessante com preços descontos maiores que em todos outros meios... Vale muito a pena utilizá-los. Os mais famosos são o Priceline e o Hotwire.

Seja qual for o meio que você escolher para fazer sua reserva, não durma no ponto e explore suas opções!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os meus 6 lugares favoritos em Miami (sem fama no Brasil)

Estes são lugares favoritos e pouco conhecidos (ou até desconhecidos!) no Brasil. Não esqueça que (diferentemente da maioria das revistas e sites de viagens) não recebo comissão para fazer sugestões! As recomendações a seguir decorrem da minha observação e experiência que, com satisfação, coloco à sua disposição:

6.  Hotel Biltmore

Com um restaurante premiado (Palme d’Or), este hotel histórico é caro mas, com certeza, vale a estadia ou pelo menos uma visita. O brunch de domingo é de morrer (muito caro mas compensa) e, com certeza, um dos melhores que já provei na região de Miami. Recomenda-se fazer reserva.  

Photobucket


5. Monastério Espanhol

Você acredita que a estrutura mais antiga do pais está localizado na Flórida? Pois acredite!... embora tenha passado a maior parte de sua existência em Segóvia, Espanha, o Monastério Espanhol  foi transportado e remontado na parte Norte do Condado de Miami Dade. Se você for ao famoso “Aventura Mall”, vale a pena fazer uma visita. A alteração de rota é mínima!


4. Coral Way/Miracle Mile

Coral Way é uma avenida muito longa que corta Miami. Sua parte mais interessante é localizada dentro da cidade de Coral  Gables (ainda dentro de Miami-Dade) e a famosa milha conhecida como Miracle Mile. Dirigindo um pouco mais na direção sul, antes de se tornar a conhecida milha, você pode observar a encantadora avenida abraçada pelas árvores, portais e casas monumentais, todas preservadas em suas cores originais. Imperdível se você aprecia coisas do gênero! A Miracle Mile é mais conhecida como um espaço de shopping para noivas (vá a David’s Bridal se você está em busca de grandes ofertas) mas também oferece bons restaurantes, boutiques elegantes e até mesmo uma loja de ponta-de-estoque, a Ross. Dirigindo na direção mais ao norte de Miracle Mile você vai encontrar  restaurantes cubanos originais e de muito bom preço (ao contrario de alguns restaurantes em Pequena Havana). Meus lugares favoritos são o Sérgio’s, mais informal oferecendo uma variada seleção de pratos (perfeito se você é curioso sobre a culinária cubana). Há também o “Habana Vieja”, mais formal e freqüentado por muitos cubanos. Preços imbatíveis!



Photobucket

http://shopcoralgables.com



3. Sunset Place e Adjacências

Eu simplesmente A-D-O-R-O este shopping!... Ele tem minhas lojas favoritas ((Gap, Banana Republic, Forever 21 and Victoria's Secret), é ao ar-livre, nunca está lotado, nem grande nem pequeno e tem muitos opções de restaurantes e divertimentos dentro e nas redondezas. Como fica pertinho da US1, se você quiser fazer um dia de shopping, pode dirigir um pouco mais ao sul e, assim, encontrar também a Dadeland Station (com lojas como a Best Buy e a Target) e o Dadeland Mall (um shopping relativamente grande com todas as lojas mais conhecidas).



2. Via Espanhola

As pessoas falam de muitas coisas quando pensam em South Beach: Lincoln Road, Ocean Drive, Mansão Versace... Embora Espanola Way (Via Espanhola) seja bastante turística, não creio que seja tanto como as outras já mencionadas. Essa interessante “ruela” histórica tem ótimos ambientes para drinques e jantares (seja com a família, amigos ou seu amor), diferentemente da maior parte dos lugares em Ocean Drive onde quase não se pode conversar devido à multidão e música alta. Esta adorável rua pavimentada com tijolos tem apenas três quadras e é uma via exclusiva para pedestres, muito, muito chique e boemia. Um dos meus lugares favoritos é o “Tapas & Tintos”. Dê uma passada por lá e experimente um autêntico cardápio espanhol com música ao vivo.


1.Museo Viscaya e Jardins

Quando visitei pela primeira vez visitei o Museu Viscaya eu tinha 19 anos. Lembro-me perfeitamente de que o mais me impressionou naquela oportunidade foi o fato de nunca ter ouvido falar deste lindo local no Brasil. Até então minha impressão de Miami era muito superficial. Achava que era um lugar que não tinha muito a oferecer além de South Beach e shoppings. Aliás, achava uma cidade “brega”, que não me agradava muito. Conhecer Viscaya foi a minha conversão! Ao percorrer as belas salas deste pequeno palácio, me senti na Europa e comecei a perguntar quantos outros tesouros secretos Miami teria escondidos. A mansão é um tributo à Renascença, com a maioria de seus componentes importados da Itália. Seus lindos jardins de frente para a água são um recanto inspirador de onde se pode ver um bom trecho de Key Biscayne e Dowtown Miami. Se você estiver por aqui e quiser fazer outras coisas além de shopping e Ocean Drive, não deixe de descobrir esta pérola!   

Photobucket