sábado, 27 de novembro de 2010

Como conciliar ótimos hotéis e excelentes preços!

1. Pesquise, pesquise, pesquise…

Sempre que pretendo viajar começo a pesquisar sobre a cidade, os hotéis e os restaurantes. As revistas de viagens são ótimas mas muitas vezes trazem apenas dicas de restaurantes visitados pelos  repórteres (da publicação)... afinal, jornalistas precisam comer, não é mesmo? Por isso mesmo, em geral eles falam sobre os lugares que conheceram e, quando muito, acrescentam alguma  informação que conseguem encaixar em sua apertada agenda de trabalho. Muitas vezes encontro “jóias” de hotéis que descobri através de uma revista de viagens mas, também sei de locais maravilhosos que são desconhecidos do grande público, seja pela falta de divulgação adequada ou porque simplesmente não enfatizam o mercado brasileiro. Da última vez que fui a Key West meus hotéis preferidos estavam com preços caríssimos, então... precisei achar um “novo” local favorito. Pesquisei em muitos sites em busca do lugar mais adequado ao meu orçamento e minhas necessidades. Nunca é demais aprofundar a pesquisa... Quanto mais buscamos informações mais familiarizados ficamos com os hotéis a ponto de conhecê-los quase como se já o tivéssemos visitado de fato! Mas... só para terminar minha história: acabei localizando um pequeno hotel charmosíssimo que era até melhor que a maioria dos que já conhecia. Este exemplo comprova como vale a pena pesquisar antes de reservar!


2. Não se contente com o que diz seu agente de viagens!

A-d-o-r-o todos os profissionais que atuam no ramo de viagens (rs rs rs... afinal, esta é minha área de trabalho!) Mas não ouça apenas uma pessoa.Busque outras opiniões ou, pelo menos, “pesquise” como já sugeri em uma das minhas dicas. A maioria dos agentes de viagens vende hotéis em todo o mundo e é muito difícil conhecer bem cada lugar. Muitas vezes o profissional conhece um conjunto de opções e procura se limitar a elas pois assim não há risco de que um cliente receba um mau serviço. É importante lembrar também que certos hotéis oferecem bônus e comissões mais altas pela quantidade de reservas. Portanto, se seu agente insistir em uma determinada oferta, não custa ter cuidado e ficar alerta!


3. Há diversas maneiras de reservar hotéis... Explore as diferentes possibilidades para obter os melhores preços!

Hoje em dia existem várias maneiras de fazer uma reserva de hotel, as tarifas variam dependendo do método. Geralmente a forma mais barata para o estabelecimento hoteleiro é a reserva direta, seja via telefone, email ou website booking. Antes de completar a reserva de outra maneira vale a pena se comunicar com o hotel ou pelo menos visitar o website dele. Se você conseguiu outro preço via agente ou um website que compila vários hoteis, repasse o preco para o hotel e pergunte o que eles podem fazer de especial ou de desconto se você reservar diretamente com eles. Todos os hotéis pagam comissões para meios indiretos de reserva, então, às vezes é mais conveniente para eles oferecer um melhor preço diretamente ao cliente. A comissão do agente é tipicamente 10% e dos websites gerais pode variar de 15 até 30%. Imagine quanto dinheiro isso significa para o hotel em uma estadia de 7 noites?

Os websites mais famosos nos Estados Unidos são Expedia/hotels.com, Orbitz e Travelocity. Eu também uso um que se chama Bookit, que é mais novo e tem umas promoções legais. Quando quero pesquisar preços, o primeiro website que vou é o da Expedia. Como é o maior de todos tem quase todos os hotéis americanos listados. Depois que encontro hotéis legais disponíveis parto em busca do melhor preço em todos os meios. Hotéis de cadeia são obrigados a colocar o mesmo valor em todos os meios de reserva, mas às vezes dá para achar diferente (além disso há descontos para vários tipos de afiliações). Há também  websites que se especializam em achar o melhor preço de todos os websites de reservas terceiras, mostrando todos os preços. O mais popular se chama Kayak. Existem ainda websites ou programas sóde preço. Eles são chamados de “opacos”, porque  você não vê o hotel que está reservando, só o preço, com garantia da área e da categoria. Esta é uma opção bem interessante com preços descontos maiores que em todos outros meios... Vale muito a pena utilizá-los. Os mais famosos são o Priceline e o Hotwire.

Seja qual for o meio que você escolher para fazer sua reserva, não durma no ponto e explore suas opções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário